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Índice Municipal de Igualdade de Género (IMIG)

As desigualdades de género são um fenómeno complexo e multidimensional dificilmente mensurável. Para captar pelo menos em parte essa complexidade, várias instâncias intergovernamentais têm precisamente vindo a tomar a iniciativa de propor índices compostos. Estes índices têm a vantagem de sintetizarem num único número muitas informações consideradas pertinentes. Em alguns países, como é o caso da Noruega, por exemplo, têm sido criados índices a nível municipal, o que não aconteceu ainda em Portugal. A proposta de criação do Índice Municipal de Igualdade de Género vem suprir esse défice e nasce da convicção de que sem métricas adequadas é difícil formular objetivos. O índice proposto pode tornar-se num poderoso instrumento de política autárquica, na medida em que, ao fornecer uma métrica adaptada ao nível local, possibilita o registo dos progressos feitos anualmente no que respeita às condições socioeconómicas que marcam a vida das mulheres e dos homens residentes num determinado município, bem assim como das iniciativas camarárias desenvolvidas para as melhorar. Por outro lado, enquanto referencial, na medida em que seja adotado a nível nacional, viabiliza a realização de exercícios de comparação entre vários municípios, apontando assim caminhos e boas práticas a seguir na definição de prioridades da ação municipal.

O Índice Municipal de Igualdade de Género (IMIG) proposto é composto de:

- indicadores estruturais (a autarquia está ou não dotada de planos de ação e de mecanismos institucionais promotores da igualdade entre mulheres e homens)
- indicadores de resultado (em que medida as mulheres e os homens estão a ter igualdade de oportunidades traduzida em igualdade de resultados a nível socioeconómico)
- e indicadores de processo (que iniciativas têm sido concretamente tomadas pela autarquia no sentido de promover a igualdade entre mulheres e homens)

Os 20 indicadores propostos remetem para as dinâmicas territoriais num conjunto diversificado de áreas: organização e funcionamento da autarquia; emprego e mercado local de trabalho; saúde; educação; ação social; segurança das pessoas contra a violência; promoção da igualdade de género.

Nos indicadores de resultado propostos foi tida em conta a sua disponibilidade a nível municipal e a acessibilidade da respetiva fonte. Para os outros dois tipos de indicadores (estruturais e de processo), apenas podemos contar com a autonotação das autarquias, sob a condição de as respostas dadas poderem ser confirmadas através de informação disponibilizada na respetiva página da internet.

Tendo em vista a facilidade de utilização deste instrumento, para cada indicador é identificada a respetiva fonte, método de cálculo e ponderação a atribuir a cada valor registado.

AÇÃO SOCIAL
1. Taxa de cobertura de creche e ama
(0-3 anos)
Maior ou igual a 80,1%
De 60,1% a 80,0%
De 40,1% a 60,0%
De 20,1% a 40,0%
Até 20%
2. Taxa de cobertura das respostas Centro de Dia, Estrutura Residencial para pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário
20% e mais

De 16,9% a 19,9%
De 11,2% a 16,8%
De 5,7% a 11,1%
Até 5,6%
EDUCAÇÃO
3. Taxa real de pré-escolarização
Mais de 87,7%
De 82,7% a 87,7%
De 77,6% a 82,6%
Menos de 77,6%

EMPREGO E MERCADO DE TRABALHO
4. Diferencial no ganho médio mensal de quadros superiores (Trabalhadores por Conta de Outrem)
De menos 0 a 9,9pp
De 10pp a 19,9pp

De 20pp a 29,9pp
De 30pp a 39,9pp
40pp e mais
5. Proporção de trabalhadoras no total de trabalhadores/as em regime de tempo parcial
Até 54,9%

De 55% a 69,9%
70% e mais
6. Proporção de mulheres no conjunto de trabalhadores/as por conta de outrem com contrato sem termo
60% e mais

De 40 a 59,9%
De 30% a 39,9%
Até 29,9%
7. Diferencial entre o peso de mulheres empregadoras no emprego feminino e de homens empregadores no emprego masculino
De Menos de 0pp a 1,9pp
De 2pp a 3,9pp
De 4pp a 5,9pp
6pp e mais
SEGURANÇA
8. Crimes contra as pessoas registados pela GNR, PSP e PJ por mil habitantes
Até 5‰
De 5,1‰ a 10‰
De 10,1‰ a 20‰
Mais de 20 ‰
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
9. Existência de, pelo menos, uma estrutura de atendimento a pessoas afetadas pela violência doméstica
A autarquia possui estrutura(s) de atendimento a vítimas de violência doméstica
Existe(m) estrutura(s) de atendimento a vítimas de violência doméstica no concelho
Não existe estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica no concelho
POPULAÇÃO e SAÚDE
10. Taxa de mortalidade infantil (óbitos de crianças com menos de um ano por 1000 habitantes)
0‰
De 0,1‰ a 4,9‰
De 0,5‰ a 9,9‰
10‰ e mais
PARIDADE NO EXECUTIVO
11. Proporção de mulheres membros da Assembleia Municipal
Até 19,9%
De 20% a 29,9%
De 30 a 39,9%

De 40 a 59,9%

60% e mais
12. Proporção de mulheres no executivo municipal
60% e mais
De 40% a 59,9%
De 30% a 39,9%
De 20% a 29,9%
Até 19,9%
MEDIDAS PARA A IGUALDADE
13. Existência de Plano para a Igualdade
Plano para a Igualdade em implementação, sustentado pela realização de um diagnóstico
Plano para a Igualdade em implementação, não sustentado por um diagnóstico
Plano para a Igualdade já terminado e não atualizado
Nunca teve Plano para a Igualdade


14. Existência de um serviço específico na autarquia destinado às questões da Igualdade de Género
Sim
Não
15. Implementação de medidas de reporte e tratamento das situações de assédio sexual e moral no local de trabalho na autarquia
Sim
Não
16. Proporção de trabalhadores/as da autarquia com formação em Igualdade de Género
20% ou mais
De 15% a 19,9%

De 10% a 14,9%

De 0,1% a 9,9%
0%

17. Inclusão de cláusulas de género na contratação com fornecedores e/ou nos contratos programas com IPSS, ou outras entidades​, etc.
Sim
Não
18. Possibilidade dada a trabalhadores/as de reorganização do período de trabalho semanal, permitindo alguma margem de gestão aos trabalhadores e trabalhadoras (para além do que está consagrado na lei)
Sim
Não
19. Proporção de raparigas/mulheres no total de praticantes de desportos federados
50% e mais

De 33,4% a 49,9%
De 26% a 33,3%
Até 25,9%
EDUCAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS
20. Existência de universidade ou estrutura semelhante dirigida à população adulta e/ou idosa
Sim
Não

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